Grande parte desta produção é, de fato, uma recriação das cenas desta obra. Devido a seus contatos com a ILP (International Labor Party), Orwell uniu-se à luta espanhola em 1936 através das milícias do POUM (Partido Obrero de Unificación Marxista, marxistas heterodoxos que, na prática, aliaram-se à CNT e à FAI).
No filme, David, um comunista desempregado de Liverpool, se filia ao primeiro grupo que encontra, o POUM. Este personagem é baseado no amigo inglês de Orwell, Stafford Cottman, membro da Liga dos Jovens Comunistas.
Uma das melhores cenas do filme é a tomada de um povoado controlado pelos rebeldes. A câmera, trabalhada manualmente, nos transfere toda a emoção da luta na rua e o pânico causado por um padre disparando tiros desde o campanário da igreja. Uma vez capturado, tenta negar o fato, mas o seu ombro denuncia as marcas do retrocesso do fuzil. É então levado para execução sumária, tanto por este fato como também por ter denunciado (rompendo o segredo confessional) o esconderijo de quatro jovens anarquistas.
Os camponeses, ao verem a retirada dos fascistas, queimam todas as imagens e pinturas religiosas. Depois disto, o povo se reúne com as milícias do POUM e constituem uma assembléia para discutir a coletivização, o coração da revolução espanhola. Segundo o próprio Loach "um dos poucos momentos na história da humanidade em que se pode ver o povo tomando o controle sobre suas próprias vidas".
Não é sem propósito que "Tierra y Libertat" começa e termina na Inglaterra contemporânea. Igualmente que em "Hidden Agenda" e "Ladybird, Ladybird" (outros dois filmes de Loach), este filme representa um ataque aos valores da Inglaterra conservadora.
O ancião David sofre um ataque cardíaco em sua casa em Liverpool e morre na ambulância. Sua neta, enquanto organiza as coisas da casa, encontra suas cartas, escritas na Espanha, endereçadas à sua noiva, mais tarde esposa. A leitura destes textos nos leva às cenas em "flash back". O filme termina com o sepultamento de David, no qual sua neta lê umas comovedoras linhas do escritor William Morris.
Enfatiza-se o fato de que David era um trabalhador inglês que nunca abandonou a luta para construir aquilo que Hugh Auden chamou de "A Cidade Justa". Como nas palavras do próprio David, após a forçada debandada de suas milícias, algumas semanas antes que a 11° Divisão de Henrique Lister fosse enviada para destruir as coletividades de Aragâo:
"Se houvéssemos triunfado aqui, e isto poderia ter sido possível, teríamos transformado o mundo".